Dicas, Instalação, Viagem

Posso Usar Suporte de Bicicleta no Engate? Quais São os Critérios Técnicos?

Quais os critérios que o fabricante de carros usa para definir a capacidade de reboque do veículo?

“Obviamente que não se deve esquecer da parte estrutural do ancoramento do engate, mas os dois principais critérios para determinação da capacidade de reboque no engate são os sistemas de freios e arrefecimento.” Relata Felipe Hoffmann, engenheiro mecânico com mestrado na área automotiva, que resumidamente detalha em um vídeo técnico os principais critérios que ele utilizava durante seus trabalhos como engenheiro em grandes montadoras.

Pode haver uma certa confusão no entendimento no que o fabricante declara que a capacidade de reboque é de 0kg, pois afinal, para o sistema de freios e arrefecimento tanto faz onde as bicicletas estão penduradas. “ Ou seja, não posso levar a bicicleta no engate mas posso muito bem colocar um suporte na tampa do porta-malas ou mesmo no teto do carro que está tudo bem?” argumenta Felipe em seu vídeo. Pode ser que até haja um problema de falta de resistência mecânica na região de fixação do engate, o qual não foi estimado durante o projeto. Mas geralmente o engate é fixo em uma região estrutural do carro, ou seja, que não traria qualquer problema de se “arrancar” a traseira do carro com o peso e esforços de meras bicicletas penduradas.

Contudo, o que realmente determina a capacidade de reboque de um veículo é o sistema de arrefecimento, pois o motor precisará produzir mais potência em menores velocidades ao puxar uma carreta pesada e de grande arrasto aerodinâmico em aclives acentuados. Como resultado, mais calor é rejeitado para o radiador que ao mesmo tempo está com fluxo menor de ar, o que pode resultar na incapacidade de trocar todo este calor, resultando em superaquecimento do motor. Por isso que picapes, como a Nissan Frontier testada pelo Felipe Hoffmann para o Best Cars, possuem a ventoinha do radiador conectada ao motor através de um acoplamento viscoso que conecta a mesma à rotação do motor com o aumento da temperatura. Esta estratégia permite a utilização de ventiladores de grande fluxo de ar já que a energia de seu acionamento é retirada diretamente do motor. Caso contrário, haveria a necessidade de motor elétrico muito potente e como consequência um sistema elétrico (alternador, bateria, fios e etc) muito mais potente e caro.

Os detalhes destes conceitos estão num vídeo explicativo abaixo feito pelo próprio Felipe Hoffmann.

0 0 Votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
mais antigo
O mais novo mais votado
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários
Fabiano Silva
Fabiano Silva
4 anos atrás

Caramba, a Toyota deixou a desejar nesse requisito!